Premiados dois estudos do Centro Hospitalar de Leiria no âmbito da reabilitação cardíaca
(Foto: DR)
Dois estudos desenvolvidos por profissionais do Centro Hospitalar de Leiria sobre a reabilitação cardíaca foram premiados no âmbito dos congressos mundial, europeu e nacional de Medicina Física e de Reabilitação, que decorreram em julho, em Lisboa.
Os estudos foram feitos em coautoria do Serviço de Cardiologia do CHL, com foco no Programa de Reabilitação Cardíaca (PRC), com o objetivo de “acelerar a recuperação após um evento cardíaco agudo e reduzir o risco de recorrência através da prescrição de exercício estruturado, educação, modificação de fatores de risco e otimização de terapêutica farmacológica”.
Os dois serviços desenvolveram assim com o Politécnico de Leiria uma plataforma de telemonitorização incluída na aplicação móvel MOVIDA.eros, que visa a prescrição médica de exercício físico e a interação remota com os doentes.
José Bernardo Ferreira, médico interno do CHL, foi distinguido com o segundo o segundo prémio atribuído pela Sociedade Europeia de Medicina Física e de Reabilitação no âmbito do Concurso Científico TransEuropeu. Neste caso, o estudo pretendeu avaliar o efeito de um Programa de Reabilitação Cardíaca Convencional (PRCC) e outro Híbrido (PRCH), usando o Movida.eros.