Ministra da Coesão Territorial reúne no Município de Leiria sobre projetos para o futuro do concelho
(Foto: DR)
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, foi recebida esta sexta-feira no Município de Leiria, um encontro em que foram debatidos diversos projetos de grande importância para o futuro do concelho, tendo como pano de fundo as possibilidades de acesso aos fundos de apoio comunitário.
No encontro, o presidente da Câmara Municipal de Leria, Gonçalo Lopes, apresentou um conjunto de mais de três dezenas de projetos que o Município pretende concretizar com apoio de fundos comunitários, nas áreas da economia, educação, saúde, reabilitação urbana, cultura, ambiente e espaços verdes e mobilidade.
A importância ambiental para a região da ETAR do Coimbrão foi outro dos temas do encontro, com a participação da Águas do Centro Litoral, que deu conta do investimento que tem em curso e programado no concelho, tendo sido também apresentados os desafios da região de Leiria para a transição justa, assumidos pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, ao nível da produção de energia sustentável, economia circular e mobilidade e corredores verdes.
Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, destacou a importância do planeamento e concretização dos projetos para esta região, para a elevação do patamar de qualidade de vida oferecido às populações, enfatizando também os projetos em curso no âmbito da economia circular e das energias verdes.
A governante deixou ainda uma nota sobre a importância acrescida que será dada ao trabalho de planeamento ao nível das comunidades intermunicipais no acesso futuro a apoios, de forma a tornar os investimentos mais eficientes.
A reunião contou ainda com a participação da presidente da CCRD-Centro, Isabel Damasceno, e de duas empesas, PRF – Hidrogénio e Molgás Energia, que deram conta do trabalho que estão a desenvolver no campo das energias renováveis, relacionadas com o hidrogénio e a produção de biometano a partir de efluentes do setor agropecuário.