Contrabaixista Bernardo Moreira volta à música de Carlos Paredes em novo álbum

O contrabaixista Bernardo Moreira edita em maio um álbum que convoca a música popular portuguesa e o jazz, partindo do repertório do guitarrista Carlos Paredes e da paisagem musical de Coimbra.
Quase vinte anos depois de ter lançado ‘Ao Paredes confesso’ (2002), Bernardo Moreira prepara-se para editar, em sexteto, o álbum ‘Entre Paredes’, que descreveu como uma segunda parte, uma conclusão, sobre a forma como tem sido ouvinte da obra do guitarrista Carlos Paredes.
Depois daquele disco “tive umas incursões pela música popular, pelo fado de Coimbra, e comecei a sentir que a minha maneira de ouvir o Carlos Paredes tinha mudado”, disse Bernardo Moreira, 55 anos, nascido numa família com longa ligação ao jazz e que toca atualmente com a cantora Cristina Branco.
“A minha vontade era de escolher músicos todos eles com experiências também na música popular portuguesa e o nosso esforço era ir ao encontro do Carlos Paredes em vez de obrigar o Carlos Paredes a vir ter, na altura, com um sexteto de jazz. Acho que este disco é muito diferente do outro, porque tem esse caminho inverso em que somos nós que vamos para esse território”.
Para este novo álbum, Bernardo Moreira contou com os músicos João Moreira (trompete), Tomás Marques (saxofone), Ricardo J. Dias (piano), Mário Delgado (guitarra) e Joel Silva (bateria).
(Lusa)