Centro Hospitalar de Leiria recebe robô de desinfeção entregue pela Comissão Europeia em resposta à Covid-19

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) recebeu um robô de desinfeção, entregue pela Comissão Europeia, no âmbito da pandemia por Covid-19, em colaboração com a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), que permitiu colocar ao serviço dos hospitais nacionais tecnologia inovadora, através de candidatura própria. Este robô é autónomo, equipado com uma luz UV, concentrada em todas as superfícies, capaz de destruir bactérias, vírus e outros micróbios nocivos.
O robô de desinfeção da UVD Robots, com o valor comercial de 50 mil euros, foi um dos mecanismos selecionados, testados e doados para minimizar a propagação do vírus Covid-19 e proteger os profissionais e utentes dos hospitais. Tem um impacto mínimo no fluxo de trabalho do hospital e é fácil de utilizar pela equipa de desinfeção, já que contabiliza 10 a 15 minutos para a desinfeção de uma superfície. O robô entrará em funcionamento em breve dentro do Hospital de Santo André.
«Para o CHL e para o Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos [GCL-PPCIRA] este robô foi um ganho extraordinário, e à medida que formos ganhando experiência no seu manuseamento e utilização, será com certeza um dispositivo indispensável na nossa rotina de desinfeção e prevenção de infeções, e ao desenvolvimento de resistências a microrganismos», salienta Maria Fernanda Cunha, coordenadora do GCL-PPCIRA do CHL.